Tecnologia coloca Brasil na liderança na transferência de embriões de equinos

10/12/2020

Tecnologia coloca Brasil na liderança na transferência de embriões de equinos

O desenvolvimento e melhoramento genético das raças equinas levaram o Brasil a tornar-se líder na transferência de embriões de equinos. “O constante crescimento da atividade no País exige novas tecnologias para o melhoramento genético, e a transferência de embriões, que tem contribuído para aumentar o total de nascimentos com sucesso, é uma delas”, afirma Baity Leal, médica veterinária e gerente da linha de produtos para equinos da Ceva Saúde Animal.

Segundo pesquisas, o Brasil é o maior produtor de embriões de equinos do mundo, com participação superior a 40% nesse mercado, o que coloca o País à frente de outras potências nessa prática, como Argentina e Estados Unidos, além de contar com um plantel de cerca de seis milhões de animais, e movimentar, com a equinocultura, mais de R$ 16 milhões por ano.

Para a especialista, essa técnica é importante para o contínuo melhoramento genético das raças equinas, porém, não é possível transferir o embrião para qualquer animal, ou seja, a égua receptora deve ter o organismo previamente preparado para a gestação. “A transferência de embriões começou a ser praticada no País em meados da década de 1980 e, atualmente, é utilizada por criadores de várias raças, como quarto-de-milha, mangalarga marchador e, mais recentemente, crioulo, entre outras”, informa.

De acordo com a médica veterinária, é essencial a sincronização da evolução das fêmeas envolvidas no período pré-transferência para garantir a eficácia desse processo. Segundo ela, o uso do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) é um recurso fundamental para o sucesso da técnica. (O hCG é consagrado na reprodução equina, além de ser mais efetivo em comparação à deslorelina e outros análogos ao hormônio liberador de gonadotropina, o GnRH). “Além disso, tem resultados excelentes na inseminação da égua doadora’, explica.

Fonte: Animal Business Brasil

Tecnologia coloca Brasil na liderança na transferência de embriões de equinos
Temos novidades para você:

Temos novidades para você:

cadastre seu email e fique por dentro!